domingo, 30 de outubro de 2011

Os 10 mandamentos dos Pais

1 – Amarás os teus filhos acima de todas as coisas

Amor espontâneo…que brota de dentro. Amor maduro, visando o próximo. Amor autêntico, altruísta, capaz de todas as renúncias. O amor é o alimento da alma! Ensinar a amar significa transpor as fronteiras do mundo material e atingir o espiritual, num encontro com o Criador.

2 – Não assumirás a paternidade em vão

A educação deve ser consciente e deve partir de um sentimento de qualidade. Não poderás fazer dos filhos objeto de teu uso. Eles são seres humanos e querem ser felizes. Terás que reconhecer e atender seus direitos. Os pais lhe devem fidelidade.

3 – Guardarás tempo para eles

Por mais comprometida que esteja a tua agenda, sempre deverás ter tempo para os teus filhos. Em todos os dias, todas as horas e todos os minutos a preferência é deles. Lembra-te que terás uma única oportunidade em cada instante de suas vidas. Valorize cada minuto de tua companhia junto a eles. Faça destes momentos um tempo ímpar, de qualidade e prioridades, de dedicação exclusiva.

4 – Honrarás filhos e filhas com bons exemplos

Exemplo de vida no lar, no trabalho, nas atitudes, no autodomínio, na fé, na alegria, na paciência, na perseverança, na perfeita escolha e realização dos objetivos. O exemplo é a maior arma que dispões para uma perfeita transmissão de valores.

5 – Não agredirás

A violência é nossa mais infeliz e degradante herança! Urge que nos libertemos desse tão antigo quão pernicioso “métodos de educação”. A violência deve e pode ser substituída pela firmeza e pelo diálogo. No dia em que alcançares, de teu filho, adesão em lugar de obediência e admiração em lugar do medo, não precisarás lembrar a cada instante a tua condição de pai.


6 – Não fugirás da educação sexual

Nem tabus, nem permissividade! Aqui é necessário muito equilíbrio e franqueza. Com compreensão e amizade conquistarás a sua confiança. Só assim obterás deles a abertura necessária para a revelação de suas dúvidas a fim de dirimi-las.

7 – Não exigirás deles nada em troca

A vida caminha para frente. Tudo o que fizeres por teus filhos eles terão que fazer pelos filhos deles! Qualquer coisa que quiserdes tirar de teus filhos em troca do que fizeres por eles, construir-se-á um indisfarçável furto…

8 – Nunca mentirás a eles

É dolorosa, triste e humilhante a hora da verdade! Só evitarás que caia a tua máscara se nunca usares!…Sê sincero, coerente e humilde. Ninguém é infalível. Teus filhos preferirão pais autênticos com falhas aparentes, a essas imagens austeras, supostamente perfeitas mas internamente corrompidas.

9 – Não desejarás filhos diferentes. Deverás aceitá-los como são

Cada filho é aquilo que é. Não existe nem exestirá outro igual. Deves aceitar a sua personalidade, fruto, inclusive, do ambiente que lhe proporcionaste e deve respeitar sua individualidade

10 – Não invejarás suas qualidades

Na olimpíada da vida, teus filhos começarão onde tu terminaste, é desejável, portanto que eles te superem. A competição, o ciúme, a inveja entre pais e filhos são fruto da imaturidade dos pais. Deverás proporcionar todas as condições para que teus filhos te ultrapassem.

Esta será tua maior vitória em matéria de educação.

Autor: Aluísio Saggin

Publicado na revista Escola de Pais no Noroeste do Rio Grande (edição de novembro 2009)

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Manhê! Sou eu! | by TNB